Clipping

Matérias, entrevistas, artigos sobre o mundo dos transportes públicos no Brasil e no Mundo

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

19/09/2019 00:00

Poder 360| Poder 360

Metrôs precisam crescer e se integrar com outros modais, diz presidente da CCR

“O transporte público é um dos grandes desafios não só para o Grupo CCR mas também para o país”, diz o presidente da empresa, Leonardo Vianna.

A CCR pretende explorar mais a integração entre equipamentos de micromobilidade, como bicicletas e patinetes, e as concessões de transporte público que a empresa opera ou que estão em seu plano de investimentos.

“Esse movimento da micromobilidade, dos patinetes, das bicicletas, é um negócio que revolucionou o transporte público”, afirmou Vianna em entrevista ao Poder360 em 7 de agosto. Assista à íntegra (30m36s).

“Você não precisa ser o investidor, tem que pensar em parcerias com esses meios de transportes. E a gente está fazendo isso”, disse.

Hoje, a CCR é responsável pela operação e manutenção de duas linhas em São Paulo: a 4- Amarela e a 5-Lilás, além de ter vencido a concorrência para operar as linhas 15-Ouro e 17-Prata, de monotrilho.

“Transporte de massa é um negócio em que a CCR decidiu entrar porque a gente acredita que a demanda é muito grande. Qualquer centro urbano com mais de 300 mil habitantes tem necessidade de projeto para mobilidade urbana muito grande”, afirmou.

Vianna diz, que, embora o metrô seja a “melhor solução para transporte de massa em grandes centros”, esbarra no alto custo. “A gente vai ter de encontrar soluções, novas tecnologias”.

Ele espera a oferta de novos projetos de concessão na área de infraestrutura no país. “O Brasil ainda está muito deficiente nisso. Eu acho que é um nicho de negócios que vai ter um desenvolvimento absurdo nos próximos anos”, disse.

O presidente da CCR ressalvou que há mudança na forma como o governo federal trata da questão, mas que há muito a ser feito.

“A nova gestão, por meio do Ministério da Infraestrutura, tem se empenhado em recuperar esse atraso. Mas, ainda assim, a necessidade de novos investimentos é muito alta. Infelizmente, a questão orçamentária do país é muito debilitada”, afirmou.

CAPACIDADE DE INVESTIMENTO

Vianna destacou que a CCR tem, neste momento, grande capacidade de investimentos, assim como outras empresas na área de infraestrutura. “O setor privado, apesar de todos os problemas dos últimos 4 ou 5 anos, está preparado para fazer frente a todas essas necessidades. Hoje, a CCR tem uma situação financeira bastante sólida. A possibilidade da empresa de buscar financiamentos é de mais de R$ 5 bilhões.  Tem outras empresas também preparadas para isso”, disse.

As reformas econômicas são, na avaliação do presidente da CCR, um fator que favorece projetos de longo prazo. “A reforma da Previdência vai trazer ânimo. Todo o investidor com quem a gente conversa está se preparando para novos projetos, mas aguardando a estabilidade econômica do país”, afirmou.

A redução dos juros no Brasil é “uma notícia muito boa porque os projetos de infraestrutura são todos financiados”. A alavancagem mínima de uma obra, diz Vianna, é de 70 % do valor total.

INVESTIMENTOS PÚBLICOS

Mesmo com a participação crescente do capital privado na infraestrutura, será necessário que o governo retome sua capacidade de investir. “Infelizmente, nem todas as atividades podem ser concedidas. Tem de ter viabilidade econômica para ter atratividade. Há necessidade (de dinheiro público) sobretudo para obras sociais. Hoje, o deficit que existe é muito alto”, disse.

SALAS VAZIAS

A possibilidade de os leilões de concessão não terem interessados, o que já se viu no governo da presidente Dilma Rousseff, é pequena, segundo Vianna, mas não está completamente descartada.

“Cada empresa tem sua estratégia. Nós, da CCR, já deixamos de participar de vários leilões porque consideramos que o ativo não era atrativo. Mas a qualidade dos estudos tem melhorado muito”, explicou.

DEVOLUÇÃO DE CONCESSÕES

Vianna elogiou o decreto do governo federal que permite a devolução de concessões. Ele afirmou que, no caso das operações que se tornaram inviáveis com a recessão, não há alternativa viável. O ideal, diz, seria a mudança nas regras dos contratos, algo que enfrenta, porém, problemas jurídicos.

“Tem muitos contratos, principalmente da gestão da Dilma, que estão com problema. A única solução é a devolução. Acho que com esse decreto é um passo importante. Nós temos uma concessão no Mato Grosso do Sul que se enquadra nessa situação”, disse.

PEDÁGIO

Vianna estima que não haverá preço alto de pedágio nas novas concessões de rodovias. “O governo já entendeu que não adianta imputar ao projeto investimentos excessivos”, notou. Com maior tempo para as obras ao longo da concessão, é possível cobrar tarifas menores dos usuários, diluindo os investimentos.

Sobre a cobrança automática, sem cabines, ele disse que é uma solução viável do ponto de vista tecnológico, mas que enfrenta problemas jurídicos e operacionais.

“É o sonho de todo mundo. Seria muito bom para a concessionária e para o usuário pagar apenas pelo trecho que usa. O problema do Brasil é não ter segurança jurídica que mitigue a inadimplência e a fraude. Em uma rodovia free flow, se o carro entrar sem o dispositivo eletrônico não tem como cobrar”, ressaltou.

DIFICULDADES DA PPP

As PPPs (parcerias público-privadas) enfrentam obstáculos para serem implantadas pela dificuldade do governo de fornecer garantias para os projetos. Há exceções. “Com o metrô da Bahia isso está bem estruturado”.

O oposto é o caso do VLT (veículo leve sobre trilhos) do Rio de Janeiro, em que há grande inadimplência do governo. Ele disse que uma boa surpresa no caso desse meio de transporte no centro da cidade é constatar que é baixa a inadimplência dos usuários, apesar da ausência de catracas, como funciona em cidades no exterior.

Fonte: Poder 360



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário