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08/08/2022 00:00

Diário do Transporte| Diário do Transporteq

CET-SP é autorizada a utilizar Faixa Azul para motos nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, Ruben Berta e Bandeirantes

ALEXANDRE PELEGI

A Senatran - Secretaria Nacional de Trânsito, órgão do Minfra - Ministério da Infraestrutura do governo Federal, autorizou a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) a utilizar a sinalização do projeto Faixa  Azul, destinado ao tráfego de motocicletas.

A autorização é em caráter experimental e vale por um ano, e foi publicada como Portaria na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 08 de agosto de 2022.

O projeto foi implantado experimentalmente na Avenida 23 de maio, sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

A Senatran já havia concedido autorização experimental anteriormente, mas apenas para este trecho, com cerca de seis quilômetros de extensão. Relembre: Secretaria Nacional de Trânsito autoriza CET-SP a utilizar sinalização para faixa de motos na Av. 23 de Maio em caráter experimental

Na nova Portaria, a Senatran não só complementa a autorização anterior, como determina o período de 12 meses para a experiência, definindo 14,5 quilômetros em três novos trechos, nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia; Ruben Berta e Bandeirantes.

Veja a seguir:

I - Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km, unindo-se ao trecho autorizado pela Portaria SENATRAN nº 119, de 4 de fevereiro de 2022;

II - Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km, unindo se ao trecho autorizado pela Portaria SENATRAN nº 119, de 2022; e

III - Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km.


Como mostrou o Diário do Transporte, o projeto Faixa Azul passou a funcionar no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego, "o projeto piloto da Faixa Azul tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, além de pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo. Sua demarcação considera o espaço usualmente já utilizado pelos motociclistas, não alterando a dinâmica previamente existente. A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas e sua utilização não é obrigatória. Os motociclistas serão orientados a utilizar o espaço em caso de trânsito lento".

Segundo a CET, a avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por ser uma via com grande utilização pelas motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.

A expectativa da prefeitura de São Paulo é reduzir em 30% o total de acidentes na 23 de maio envolvendo motos.

Segundo a CET, será a primeira vez que a cidade de São Paulo terá sinalizações e placas específicas para motociclistas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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