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04/08/2022 00:00

Diário do Transporte| Diário do Transporte

ACCIONA obtém financiamento de R$ 6,9 bilhões para a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

Em comunicado à imprensa especializada, a ACCIONA e seus sócios na Concessionária Linha Universidade (CLU) informam ter fechado acordo de financiamento de R$ 6,9 bilhões (1,285 bilhão de euros) com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Os recursos serão utilizados para desenvolver o maior projeto de parceria público-privada de infraestrutura em construção na América Latina.

Este é a primeira parcela, já que uma segunda no montante de R$ 500 milhões (93 milhões de euros) será executada posteriormente.

O governo do Estado de São Paulo, por sua vez, aportará R$ 7,85 bilhões durante o período de construção.

Para contrair o empréstimo a ACCIONA ofereceu garantias bancárias sem recurso que cobrem parcialmente o risco do BNDES durante a construção. O modelo, segundo a empresa espanhola, “constitui um modelo de financiamento inovador para o BNDES, que tradicionalmente não assume riscos de construção”.

Para fechar o financiamento com prazo de 20 anos, a Concessionária da Linha Universidade informa que 10 bancos estão fornecendo as garantias bancárias no valor de R$ 3,312 bilhões (617 milhões de euros). Os bancos são: BNP Paribas, que atuou como assessor financeiro exclusivo da operação; Santander; JP Morgan; ICO; CAF; SMBC; Intesa, Cacib; Bradesco; e ABC. Tais garantias permitem uma estrutura de financiamento 100% em moeda local para o projeto.

De acordo com uma avaliação independente, fornecida pela Vigeo Eiris, o empréstimo representa um exemplo de financiamento sustentável. A Viego Eiris utiliza para a avaliação critérios relacionados a taxonomia, emprego feminino, mobilidade elétrica, emprego e empreendedorismo local.

Já o JP Morgan também procedeu a uma avaliação de impacto sobre o desenvolvimento.

O BNP Paribas e o Santander são os coagentes da sustentabilidade.

PPP

A Linha 6-Laranja de metrô é uma concessão do governo paulista.

O contrato inclui a construção e operação de uma linha que ligará os bairros de Brasilândia e Freguesia do Ó ao Centro.

Com 15,3 quilômetros de extensão a Linha 6 contará com 15 estações subterrâneas, incluindo três grandes trevos.

A estimativa é transportar 630 mil passageiros por dia.

Titular da concessão, a Concessionária Linha Universidade detém uma participação acionária na qual participam: ACCIONA (47%), Société Générale (39,7%), Stoa (12,3%); e Transdev (1%).

As obras civis estão sendo executadas pela ACCIONA (100%) e o material rodante é fornecido pela Alstom.

O projeto tem custo total de aproximadamente R$ 18 bilhões (3,354 bilhões de euros), o que o torna assim o maior projeto de infraestrutura em andamento na América Latina.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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