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20/09/2019 00:00

Diário do Transporte| Diário do Transporte

Metra vai lançar na Arena ANTP serviço de transporte sob demanda inédito entre São Paulo e o ABC

ADAMO BAZANI

A Metra, concessionária do corredor de ônibus e trólebus ABD, promete oferecer um serviço de transporte sob demanda inédito no País.

Pelo aplicativo UBus, será possível utilizar ônibus de alto padrão com reserva antecipada de assento.

O serviço vai ser oferecido entre os terminais Berrini, no Brooklin, zona Sul de São Paulo, e de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O diferencial é que o trecho corresponde à área exclusiva para o transporte público do Corredor ABD.

Os ônibus já foram vistos em testes na região.

Os detalhes do serviço e dos ônibus diferenciados vão ser anunciados pelas diretorias da Metra e da UBus na Arena ANTP, evento da Associação Nacional de Transportes Públicos, que ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro no Transamérica Expo Center, em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo.

A apresentação será durante palestra da diretora da UBus, Milena Braga Romano, no dia 25 de setembro.

Os ônibus são do tipo rodoviário executivo, com poltronas reclináveis, mesinhas para notebooks, carregadores de baterias em cada poltrona, ar-condicionado, streaming (central multimídia) e sinal de wi-fi. Assim, o passageiro pode já ir trabalhando ou se entretendo quando se desloca.

O pagamento da passagem será pelo aplicativo com a possibilidade de uso de cartões de banco ou do Cartão BOM, que é usado no sistema metropolitano convencional.

Para a leitura do validador, será gerado no celular um Código QR Code. Não há catracas.

Os veículos possibilitam embarques e desembarques tanto pela direita como pela esquerda e são modelo Marcopolo Paradiso 1220 – Geração Sete, com 46 lugares, Mercedes-Benz O 500-R.

O transporte sob demanda tem sido uma alternativa encontrada pelas concessionárias de ônibus para tentarem reverter a queda no número de passageiros nos sistemas e atrair usuários que habitualmente não se deslocariam em coletivos comuns.

Entre as iniciativas já conhecidas, existe um projeto que a própria Ubus tem no sistema de transporte público de São Bernardo do Campo, juntamente com a SBCTrans, concessionária da cidade, e o CityBus 2.0, que já opera comercialmente em Goiânia, com concessionária HP Transportes.

Nos dois casos, porém, o transporte é feito por meio de vans e em vias comuns.

Em agosto, o Diário do Transporte esteve em Goiânia para conhecer os serviços do CityBus 2.0.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/08/26/video-servico-de-aplicativo-de-transporte-coletivo-sob-demanda-de-goiania-tem-atraido-usuarios-de-carros-e-pretende-ampliar-area-de-atuacao-e-frota/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



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