Notícias

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

30/06/2020 00:00

Aniversário da ANTP, por Plinio Assmann

Hoje, 30 de Junho, a ANTP comemora 43 anos de existência.

Fundada em 1977, foi pioneira no processo, em curso na época, de urbanização do Brasil e a ANTP teve o total apoio da Companhia do Metrô de SP (CMSP) desde a obra em implantação da sua primeira linha de Metrô.

O ambiente de expansão das grandes cidades brasileiras tornava frequente, na época, o chamamento da CMSP para assessorar o financiamento do Ministério do Planejamento em projetos de implantação, em outras cidades, de sistemas metroviários tornando evidente a necessidade de uma entidade nacional que promovesse um debate público dos projetos em transporte público.

Daí surgiu a ideia de uma ANTP.

Em 1973, a CMSP se fez representada no Congresso da UITP em Nice, na França.  Compareceram lá eu mesmo, Roberto Scaringella e Rogério Belda. Ficou claro então, a necessidade de uma entidade como a UITP no Brasil.

A ANTP recebeu então várias visitas do Ms. André Jacobs, gerente geral da UITP ao Brasil.

A primeira iniciativa de colaboração da ANTP com a UITP foi a execução do Seminário Internacional do Metrô no RJ com representantes de 50 cidades do mundo inteiro.

Congressos da ANTP foram depois realizados no RJ, Recife, Curitiba, etc. Toda vez, antes da realização de um Congresso, a ANTP reunia-se com dirigentes locais da área de transportes e com  mídia.

Durante anos a ANTP manteve seu programa de Prêmio da Qualidade.

Essas foram algumas das principais realizações iniciais da ANTP que durante todo esse tempo se mantém como entidade representativa do Setor enfrentando desafios e realizando sua tarefa com zelo e eficiência.

Abs.

Plinio Assmann 

NOTA:

Plinio Assmann, presidiu a Cia. do Metrô de S. Paulo de 1971 a 1977, durante a construção e implantação da operação da primeira linha de Metrô do Brasil e deu início à construção da segunda. Fundou a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e a presidiu em 1973. Presidiu em 1978 o Conselho da Cia. do Metrô do Rio de Janeiro. Foi secretário de Transportes do Governo de S. Paulo na gestão Mário Covas. Presidiu o Instituto de Engenharia de 1983 a 1984.



Comentários

Valeska Peres Pinto - 02/07/2020 11:33:33
Parabéns ANTP e a todos os seus membros e dirigentes. Teremos muito desafios a frente. Espero que tenhamos a mesma coragem que tiveram nossos fundadores, humildade para admitir erros e ousadia em aceitar as inevitáveis mudanças impostas pelo futuro que nos reservam as cidades na era da IV Revolução Industrial.

Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário