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28/04/2022 00:00

Diário do Transporte/ANTP| Diário do Transporte/ANTP

Primeiro ANTP Café presencial aconteceu em novo prédio da Transdata

ALEXANDRE PELEGI

Aconteceu nessa quarta-feira, 27 de abril de 2022, o primeiro ANTP Café presencial da série.

Criado em dezembro de 2020, todas as versões até então foram realizadas de forma virtual.

Dessa vez, o encontro, além de inovar no formato, coincidiu com a inauguração da nova sede da Transdata, empresa de tecnologia do transporte localizada em Campinas e que apoia o evento desde sua primeira edição.

Os convidados para o ANTP Café participaram desta forma de dois eventos em um: assistiram a um debate sobre como o operador do transporte pode contribuir para a qualidade do serviço, e ainda participaram na sequência de uma confraternização festiva em homenagem ao novo espaço.

ANTP Café

Repetindo o mesmo formato, o ANTP Café, que conta com o patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus, teve como convidados o atual presidente da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Francisco Christovam, que representa as companhias de ônibus urbanos e metropolitanos em todo País, e Carlos Batinga, consultor de transporte com atuação em importantes capitais do Nordeste e membro do Conselho da ANTP.

A moderação ficou a cargo do jornalista do Diário do Transporte Alexandre Pelegi, e Cláudio de Senna, vice-presidente da ANTP, foi como sempre o âncora do encontro.

Para Carlos Batinga, é essencial estabelecer um grande projeto nacional focado na gestão da qualidade.  Mas para isso, é necessária a participação das três instâncias do poder executivo – prefeituras, estados e União.

“O país tem 85% de seus cidadãos vivendo nas cidades, é um país urbano. Não faz sentido a União não coordenar um projeto dessa magnitude, não apenas operando como o grande centro articulador de uma política nacional de transporte coletivo, como contribuindo financeiramente para garantir que o sistema possa se sustentar sem a dependência da tarifa paga pelo cidadão”, pontuou Batinga.

Ele citou um exemplo em que a ação da União foi fundamental: o programa Caminho da Escola, onde não só o governo federal definiu um padrão de veículo, como definiu regras para a implantação do sistema em parceira com as prefeituras. “Por que não fazer algo com esse sentido para o transporte coletivo das cidades, com o foco na qualidade?”, questionou.

Para o presidente da NTU, Francisco Christovam, surgiu uma nova realidade para o transporte coletivo nas cidades de dentro dessa crise que se instalou na pandemia.

“Na verdade, a pandemia veio escancarar um sistema que buscava se sustentar numa equação inviável, de equilibrar custos de operação com a receita oriunda da tarifa paga pelos usuários. Hoje já temos mais de 100 cidades separando a tarifa técnica, aquela que representa o custo real por passageiro transportado, e a tarifa social, a que efetivamente é cobrada do passageiro e que leva em conta o preceito constitucional de que o transporte coletivo é serviço essencial. Ora, se é essencial, cabe ao Estado prover, e isso implica necessariamente garantir recursos do orçamento para que o cidadão tenha acesso a seu trabalho, ao lazer, à saúde e educação…”_, disse Francisco.

O presidente-executivo da NTU concordou com o consultor Carlos Batinga. “Batinga tem razão: é preciso não apenas garantir o aspecto econômico da equação, como também que o serviço tenha qualidade, além de modicidade tarifária”, disse.

Para Claudio de Senna, se o serviço é garantido por verbas do orçamento, como ocorre nas principais cidades do mundo, o que resta é torná-lo atrativo.

Acho que falta emoção e desejo”, disse. “O Metrô de São Paulo, quando foi criado, criou um sistema que levou as pessoas a admirá-lo, e a desejar utilizá-lo, de serem identificadas como seus usuários. O ônibus precisa disso: o veículo tem que ter atrativos que levem as pessoas a querer usar o transporte, e isso vai além de apenas ‘melhorar’. Ele precisa perder essa imagem de um veículo de segunda classe. A engenharia já mostrou que isso não é verdade, mas no imaginário das pessoas ‘andar de ônibus’ ainda é um símbolo negativo, que coloca quem usa em posição menor na escala social.  Engraçado que isso não ocorre em cidades desenvolvidas da Europa. Precisamos abraçar radicalmente tecnologias e soluções inovadoras”_, afirmou Senna.

INAUGURAÇÃO

Além de dezenas de empresários do transporte urbano de cidades de vários Estados brasileiros, clientes da Transdata e convidados especiais da empresa, o evento contou ainda com representantes de entidades do setor público e privado.

Todos se juntaram aos participantes do ANTP Café após a transmissão on-line do programa para uma conversa com o presidente da NTU e os demais participantes.

Luiz Carlos Branco Néspoli, superintendente da ANTP, destacou para os empresários o papel da Associação, e detalhou como a entidade, que este ano completa 45 anos, tem ajudado o setor nas principais lutas diante dos organismos governamentais, como foi recentemente na construção da proposta do novo marco regulatório, e na abertura de canais institucionais em escalões da área técnica do Governo Federal, não apenas para demonstrar a importância do transporte, como mais ainda propor planos e projetos factíveis e de longo prazo.

Estavam presentes ainda, dentre outros, o Secretário Municipal de Transportes de Campinas, Fernando de Caires; Jurandir Fernandes e Eleonora Pazos, respectivamente presidente da UITP América Latina e diretora da regional da UITP.

Pela FRESP, Federação das Empresas de Fretamento do Estado de São Paulo, compareceram Regina Rocha, diretora executiva da entidade, e Milton Zanca, atual presidente.

Luiz Fernando Portella, representando a CNA-Calypso Networks Association também estava presente.

Marcelo Fontana, pela OTM Editores, um dos apoiadores institucionais do ANTP Café, também marcou presença.

Alex Vilaça Maia, representando a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) e Fernanda Caraballo, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard, foram outros que compareceram ao evento.

Veja abaixo algumas fotos do encontro dessa quarta-feira:

          

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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