Voltar para Portal ANTP      Edições anteriores

Edição 2010

O Seminário de Premiação da Bienal ANTP de Marketing anunciou os 18 vencedores da 4ª edição            

Com uma série de novidades, incluindo o sigilo até o final quanto aos vencedores, anunciados ao estilo Oscar, foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no Rio de Janeiro, o Seminário de Premiação da Bienal ANTP de Marketing 2010.  

O evento integrou-se ao 14º Congresso sobre Transporte de Passageiros (14º Etransport) e da 8ª FetransRio, eventos realizados pela FETRANSPOR - Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. Passaram pelo evento cerca de 150 pessoas e mais de 300 assistiram as sessões ao vivo pela ANTP.

A ANTP TV também exibirá os melhores momentos do Seminário de Premiação durante o seu programa semanal "Em Movimento”, pautado para o dia 18 de novembro de 2010. Os recursos da ANTP TV foram utilizados para e apresentação da Conferencia de abertura, ministrada desde Viena, por Michael Lichtnegger, diretor de Marketing do Wiener Linien , órgão gestor do transporte público de Viena e vice-presidente da Comissão de Marketing da União Internacional de Transportes Públicos (UITP).

A conferência ofereceu um panorama do marketing aplicado ao transporte público ao redor do mundo. Feita por meio de televisão via Internet, possibilitou a presença de um profissional com larga experiência e a custos razoáveis para a organização do evento. A solenidade de abertura teve como âncora  o jornalista José Marcio Mendonça, que comandou o programa especial Em Movimento da ANTP TV, que transmitiu o Seminário de Premiação.

Participaram:

  • Claudio de Senna Frederico, vice-presidente da ANTP;
  • João Augusto Monteiro, diretor de Marketing da FETRANSPOR;
  • Valeska Peres Pinto, coordenadora técnica da ANTP e presidente da Comissão de Marketing da entidade;
  • Eleonora Pazos, gerente da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (DAL/UITP)  

O Troféu desta edição foi criado especialmente pelo arquiteto e urbanista  Nazareno Affonso. As peças foram confeccionadas com a utilização de pintura sobre ovos naturais de avestruz, com aplicação de iconografia bizantina, com adoção de simbologias do agradecimento e do inicio de uma nova vida. As cores utilizadas, com predominância do dourado, trazem a imagem do caráter do ser humano.

Para a confecção das peças, Nazareno teve orientação do artista plástico de origem búlgara radicado em Brasília Bisser Nai, curador de varias de suas exposições. Tradicionalmente, os troféus entregues aos vencedores da Bienal ANTP de Marketing devem ter a forma de um ovo, cabendo ao artista convidado a desenvolvê-los aplicar às peças a sua concepção e suas técnicas criativas.   

Na sessão final do Seminário de Premiação, a Coordenadora Nacional da Bienal ANTP de Qualidade anunciou o apoio da FETRANSPOR e da Editora OTM para a realização da 5ª Edição em novembro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. 

Seguem os selecionados por categoria:

Marketing Promocional

  • Parcerias culturais–Descontos no cartão Pré-Pago (MetroRio), 
  • Preferência pela Vida – educação, arte, novas mídias e tecnologias em defesa da vida no trânsito (Emdec), e BH Music Station (CBTU/Metrô BH).  
  • Marketing  Institucional. Novo portal da Emdec: mais objetividade, agilidade e qualidade nos serviços para os usuários do transporte público (Emdec);
  • Campanha ‘Reveillon Solidário’ (MetroRio) e Transportando Vidas (Viação Piracicabana).  
  • Marketing de Produto.  Terminal Novo Rio: o novo cartão postal da Cidade Maravilhosa (Consórcio Novo Rio),
  • A implantação do cartão Pré Pago no Metrô Rio (MetroRio) e RioCard Jovem: criação, lançamento e campanhas (RioCard).  
  • Marketing Interno. Programa de Ouvidoria Interna: Portas Abertas (Viação Belém Novo), 
  • Motorista Nota 10: valorização do profissional que atua no transporte público e de interesse público (Emdec)
  • Campanha da Produtividade– Profissional Modelo TOP (Rodoviária Metropolitana).  
  • Marketing  de Relacionamento. CRC– Central de Relacionamento com o Cliente (Fetranspor),
  • Estação Aberta (CBTU/Metrô BH), e Hora do Conto – Um Encontro Marcado com a Fantasia (ACTU).  Marketing de Responsabilidade Social. 
  • Moeda Maracá (Transportadora Itamaracá), Implantação do Projeto "Ir e Vir em Cachoeiro de Itapemirim”  (Viação Flecha Branca)
  • Abrindo Caminhos–Programa de Inclusão e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência  (MetroRio).   

Menções Honrosas

  • Na sessão de encerramento  foram entregues  três Certificados de Menção Honrosa e uma Menção Técnica de Marketing. 
  • Case - Escovódromo Itamaracá (Transportadora Itamaracá), concorrente na categoria Marketing de Relacionamento;
  • Case -  Campanha "O que move você" (MetroRio), concorrente na categoria Marketing Interno.
  • "Conjunto da obra’, para o Consórcio de Transporte Grande Recife.

Menção Técnica de Marketing

  • Case - BH Music Station (CBTU/Metrô BH), concorrente na categoria Marketing Promocional,   

Veja Encarte 2010

  •  

 

 


 

 


Onde Encontrar os trabalhos 


Os trabalhos apresentados em todas as edições podem ser consultados na Biblioteca.