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Caderno Técnico nº 4 - Acessibilidade nos Transportes

O Caderno de número 4 foi produzido pelo Grupo de Trabalho da Acessibilidade da ANTP em 2006, e traz um amplo balanço dos avanços e dos desafios que o setor vem enfrentando na construção de cidades acessíveis para todos. Em seus 17 artigos, são abordadas desde a evolução da luta dos movimentos sociais pela equiparação de oportunidades e remoção das barreiras, até um breve balanço das condições reais de uso dos diversos modos de transporte público por pessoas com dificuldades de locomoção. Também são comentados temas como: criação de espaços institucionais de gestão, desenho urbano, financiamento, construção de indicadores, entre outros.
 

Planejamento da pesquisa origem/destino de cargas no município de São Paulo

Desenvolvimento de metodologia da pesquisa O/D de cargas no município de São Paulo, definição do zoneamento e do plano amostral, elaboração de questionários e de manuais de treinamento de supervisores e aplicação da pesquisa.
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Aspectos técnico-econômicos da implantação do trolebus no Brasil

O trólebus surge tardiamente no Brasil como necessidade de resposta à crise do petróleo em 1973 e 1979 e a difícil situação da balança de comércio exterior. O país agiliza então a ampliação e a implantação de novos sistemas de trólebus. Esse estudo da época (1985) integra o Plano de Contingências do Ministério da Indústria e Comércio – PROCONT/MIC, financiado através do FUNAT/STI com recursos do Programa de Mobilização Energética – PME e BIRD, desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC e Secretaria de Tecnologia Industrial – STI/MIC. Autores: Fernando Lobo Vaz de Mello -CETEC e Paulo César Rezende de Carvalho Alvim - STI. Publicado na Revista dos Transportes Públicos – nº 30, dezembro de 1985
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As Responsabilidades do Governo Federal nos Transportes Urbanos e a Autonomia Municipal

Escrito pouco tempo após a promulgação da Constituinte de 1988, o artigo discute a questão institucional de grande relevância à época (e cujos efeitos persistem até os dias de hoje): quais os limites legais de atuação do governo federal no transporte urbano. Autora: Ieda Maria de O. Lima - IPLAN/IPEA. (Revista dos Transportes Públicos – nº 44, 1989).
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Qual o interesse em excluir o ônibus dos sistemas de média capacidade?

Em trabalho apresentado em 1997, no 11º Congresso da ANTP, os autores afirmavam que “o sistema de transporte por ônibus no Brasil está longe de esgotar o potencial que a tecnologia tem a oferecer, em termos de capacidade de transporte, conforto para a tripulação e passageiros e impactos ambientais. Por isto, é fundamental que se propaguem as ideias inovadoras que transferem para esta tecnologia as virtudes consagradas que, justificadamente, conferem à opção metroferroviária a condição de ‘rainha’ da família de modos de transporte urbano de passageiros”. Cesar Cavalcanti de Oliveira; Luiz Paulo Gião Campos; Pedro Álvaro Szasz. (11º Congresso da ANTP – BH; outubro/1997)
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