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Subsídio ao transporte coletivo nas metrópoles

Tese apresentada no II Congresso da ANTP, em 1979, Porto Alegre. O trabalho discutia já na época questões que ainda hoje preocupam gestores e governantes: os usuários do transporte coletivo devem pagar o custo real da tarifa? Ou o poder público deve absorver uma parcela dos custos? Partindo do pressuposto que é imprescindível que se subsidie o transporte público, os autores ponderam: como o subsídio deverá ser determinado visando o bem-estar social? Comissão de Economia de Transporte da ANTP, composta á época por César Cavalcanti (CONDEPE); Francisco Agretti Aquino (EMTU); José Roberto Generoso (Metrô-SP); Paulo Petrassi (ANPLA-RJ); Sérgio Cidade de Rezende (Metrô-RJ) e William de Aquino Pereira (DTC-RJ). (Revista dos Transportes Públicos, nº 7, março/1980)
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“Jitney” – Surgimento e Evolução de um Transporte Alternativo

Apresentado em março de 1990, no IV Encontro Norte-Nordeste de Transportes Públicos, em Natal, o trabalho foi publicado na RTP do mesmo ano. Baseado num problema que começava a surgir no país, os autores discutiam o funcionamento, as raízes históricas e os problemas do chamado “transporte alternativo”, após análise de seu funcionamento em outros países. Autores: Cesar Cavalcanti de Oliveira, Scheil Rahnemay Rabbani e Paulo Roberto Diniz de Oliveira. (Revista dos Transportes Públicos – nº 50, 1990)
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Aspectos técnico-econômicos da implantação do trolebus no Brasil

O trólebus surge tardiamente no Brasil como necessidade de resposta à crise do petróleo em 1973 e 1979 e a difícil situação da balança de comércio exterior. O país agiliza então a ampliação e a implantação de novos sistemas de trólebus. Esse estudo da época (1985) integra o Plano de Contingências do Ministério da Indústria e Comércio – PROCONT/MIC, financiado através do FUNAT/STI com recursos do Programa de Mobilização Energética – PME e BIRD, desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC e Secretaria de Tecnologia Industrial – STI/MIC. Autores: Fernando Lobo Vaz de Mello -CETEC e Paulo César Rezende de Carvalho Alvim - STI. Publicado na Revista dos Transportes Públicos – nº 30, dezembro de 1985
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A caminhabilidade: medida urbana sustentávell

Os espaços públicos estão, cada vez mais, sofrendo com a degradação, em muitos casos causada pela circulação de modais de transporte individual. A rua, elemento básico das cidades, vem sendo o ente urbano mais prejudicado dentro desta lógica.Autor: Roberto Ghidini - engenheiro civil, vice-presidente técnico-científico da Sociedad Peatonal. Revista dos Transportes Públicos nº 127 / 2011
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A política de mobilidade urbana e a construção de cidades sustentáveis

O processo de urbanização verificado nos países em desenvolvimento, principalmente na última metade do século passado, resultou em grandes concentrações populacionais em um número reduzido de cidades, tornando explícito o conflito existente entre as pessoas de diferentes níveis de renda pela apropriação e o uso de espaços públicos. Autor: Renato Boareto. (Revista dos Transportes Públicos – 2008)
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