Notícias Índice
Biblioteca Consulte a Biblioteca

Seminário sobre Transporte Clandestino Urbano

A ANTP realizou em março de 1994 o Seminário sobre Transporte Clandestino Urbano. O evento atraiu uma centena de participantes, oriundos de 19 cidades de 8 estados, público constituído por autoridades e técnicos dos órgãos gestores de transportes, operadores públicos e privados dos transportes coletivos (inclusive clandestinos) e representantes de entidades de planejamento e ensino. ( Revista dos Transportes Públicos – nº 063; ano 1994)
Download
 

Premissas para um Plano de Mobilidade Urbana

O trabalho procura resgatar, dentre outros, os projetos desenvolvidos, dentre os quais o Plano Urbanístico Básico (PUB), de 1968, o Sistema de Transporte e Trânsito (SISTRAN), de 1975, os Planos Integrados de Transporte Urbano (PITU2020 e PITU 2025), a proposta SP2040, recém-desenvolvida pela PMSP, alguns planos diretores, entre eles o Plano Diretor Estratégico de 2002 e o Plano de Ação 2011-2012, da SMT, detalhado neste trabalho (Autor: ANTP e Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo – 2011)
Download
 

Critérios de análise e medidas visando a integração de sistemas de transporte público coletivo e bicicletas

A integração modal é um dos princípios básicos do planejamento de transportes e um fator chave para a eficiência dos sistemas. Segundo Nabais (2005), em 1998, foi publicado um relatório na Inglaterra – White paper on transport – no qual o governo identifica cinco critérios para análise de futuros projetos de transporte. Um destes está relacionado com a integração no que se refere não apenas ao uso de várias modalidades de transporte, mas, também, ao relacionamento com as áreas de meio ambiente, uso do solo, geração de renda e saúde. Autoras: Mariana de Paiva - Engenheira civil, mestre em Engenharia de Transporte pelo IME e Vânia Barcellos Gouvêa Campos - Arquiteta, mestre em Engenharia de Transporte pelo IME, doutora em Ciências pela Coppe/UFRJ. (Revista dos Transportes Públicos, nº 117, 2008).
Download
 

Encontre artigos e estudos no nosso acervo

Saiba como fazer buscas na Biblioteca da ANTP e encontre artigos, publicações e estudos técnicos produzidos durante os 38 anos de vida da entidade
Ponto de Vista Ver todos
Clippings: Destaques da Semana Ver todos
30/06/2020 00:00
ANTP comemora 43 anos de existência - ANTP
ANTP comemora 43 anos de existência

Há exatos 43 anos, em 30 de junho de 1977, em cerimônia no auditório das Centrais Elétricas de São Paulo - CESP, em assembleia presidida pelo secretário-geral do Ministério dos Transportes e com a participação de Olavo Setúbal, então prefeito de São Paulo, era fundada a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos.

No evento, as presenças de Plinio Assmann e Rogério Belda, que seriam, a partir daquela data, respectivamente o primeiro presidente e o primeiro diretor executivo da entidade.

Hoje, 30 de junho de 2020, a ANTP chega a 43 anos de existência.

Leia mais...

Próximos eventos Ver todos
Nenhum evento próximo.