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Projeto Transporte Cidadão - Prefeitura de Porto Alegre

Pacote enviado pela prefeitura de Porto Alegre à Câmara de Vereadores para baixar a passagem de ônibus para R$ 2. A proposta propõe pedágio, taxar apps e trocar vale-transporte por passe livre, dentre outras ideias.
 

Desigualdades socioespaciais de acesso a oportunidades nas cidades brasileiras, 2019

Este estudo apresenta os primeiros resultados do Projeto Acesso a Oportunidades, e faz um retrato das desigualdades de acesso a oportunidades nas maiores cidades brasileiras no ano de 2019 com estimativas de acesso a empregos, serviços de saúde e educação. Nesta edição, o estudo inclui estimativas de acessibilidade por modos de transporte ativo (a pé e de bicicleta) para as 20 maiores cidades do país, e por transporte público para 7 grandes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba). Ipea e ITDP
 

Subsídio ao transporte coletivo nas metrópoles

Tese apresentada no II Congresso da ANTP, em 1979, Porto Alegre. O trabalho discutia já na época questões que ainda hoje preocupam gestores e governantes: os usuários do transporte coletivo devem pagar o custo real da tarifa? Ou o poder público deve absorver uma parcela dos custos? Partindo do pressuposto que é imprescindível que se subsidie o transporte público, os autores ponderam: como o subsídio deverá ser determinado visando o bem-estar social? Comissão de Economia de Transporte da ANTP, composta á época por César Cavalcanti (CONDEPE); Francisco Agretti Aquino (EMTU); José Roberto Generoso (Metrô-SP); Paulo Petrassi (ANPLA-RJ); Sérgio Cidade de Rezende (Metrô-RJ) e William de Aquino Pereira (DTC-RJ). (Revista dos Transportes Públicos, nº 7, março/1980)
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Congestionamento urbano: custos sociais

O artigo busca, a partir de alguns trabalhos que tratam a questão dos custos sociais decorrentes de uma oferta de transporte público precária, estabelecer um referencial que represente a magnitude desses custos e o potencial de ganhos sociais, mitigando-os com investimentos que conduzam a oferta para um patamar ideal. Autor: Antonio Carlos de Moraes - Pós-doutorado em Economia, USP, professor do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP. Revista dos Transportes Públicos, nº 135 (janeiro/2014)
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A experiência da desregulamentação: os casos da Grã-Bretanha e do Chile

O artigo, publicado em 1993, faz um sumário das medidas adotadas pelos dois países, que visavam reduzir a intervenção dos poderes do estado sobre os transportes públicos. O autor também faz uma análise sobre o resultado. Autor: Hostilio Xavier Ratton Neto – doutor em Transporte pela École Nationale des Ponts ET Chaussées (França). (Revista dos Transportes Públicos, nº 59, 1993)
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Pode o Estado que temos promover os transportes públicos que precisamos?

Não é razoável imaginar-se que o entendimento entre poderes urbanos sem apoio em legislação disciplinadora possa ser a solução para as regiões metropolitanas. Mais cedo ou mais tarde far-se-á necessário um estatuto que ordene interfaces superpostas e esclareça as competências. Autor: Plinio Assmann - Engenheiro, fundador da ANTP e ex-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. (Revista dos Transportes Públicos nº 101, 2004)
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Congestionamento de trânsito em nossas metrópoles - proposta de solução

Em artigo escrito há 25 anos, o autor discute o que se pode fazer, à luz do crescimento do transporte privado nas metrópoles brasileiras, que tornou o espaço público escasso em muitos locais. Como reequilibrar oferta com demanda? Autor: Eduardo José Daros - engenheiro civil e mestre em Economia pela Universidade de Stanford. (Revista dos Transportes Públicos – nº 69, 1995)
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