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Projeto Transporte Cidadão - Prefeitura de Porto Alegre

Pacote enviado pela prefeitura de Porto Alegre à Câmara de Vereadores para baixar a passagem de ônibus para R$ 2. A proposta propõe pedágio, taxar apps e trocar vale-transporte por passe livre, dentre outras ideias.
 

Parecer ao Projeto de Lei nº 3.267, de 2019 – Código de Trânsito Brasileiro

Texto do Parecer ao Projeto de Lei nº 3.267, de 2019 – Código de Trânsito Brasileiro, voto do Relator
 

O Novo Cenário da Política Social no Brasil: O Caso do Transporte Coletivo Urbano

O artigo foi publicado na RTP nº 45, logo após a aprovação de medidas sociais pela Assembleia Nacional Constituinte, eleita em 1986 pelo voto popular. Os autores acreditavam que tais medidas iriam induzir modificações no padrão da política social brasileira. Além da correção de várias iniquidades e distorções do sistema de proteção social e da garantia e ampliação de direitos de cidadania, os autores destacavam o restabelecimento do princípio federativo na área tributária, o que influiria decisivamente, segundo eles, na desmontagem do aparato institucional das políticas sociais, até então centralizado na esfera federal. O trabalho analisa a conjuntura mediante seus impactos para o setor dos transportes coletivos urbanos. Autores: Eduardo Fagnani -atualmente professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP) e Maurício E. G. Cadaval - sociólogo e consultor em transportes(Revista dos Transportes Públicos 45, 1989).
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“Jitney” – Surgimento e Evolução de um Transporte Alternativo

Apresentado em março de 1990, no IV Encontro Norte-Nordeste de Transportes Públicos, em Natal, o trabalho foi publicado na RTP do mesmo ano. Baseado num problema que começava a surgir no país, os autores discutiam o funcionamento, as raízes históricas e os problemas do chamado “transporte alternativo”, após análise de seu funcionamento em outros países. Autores: Cesar Cavalcanti de Oliveira, Scheil Rahnemay Rabbani e Paulo Roberto Diniz de Oliveira. (Revista dos Transportes Públicos – nº 50, 1990)
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Impactos da implantação do metrô sobre a estrutura urbana

O artigo discute a inter-relação entre transporte e uso do solo, particularmente os efeitos do metrô sobre a concentração urbana. O metrô de São Paulo começou a operar em setembro de 1974. No artigo são apresentados os efeitos na concentração de empregos, na concentração residencial e na concentração e redistribuição do desenvolvimento. Autor: Elmir Germani, (foto) falecido em 20 de junho de 2012, formou-se no ITA. Um dos pioneiros da engenharia de tráfego no Brasil, à época da publicação ocupava o posto de diretor técnico da CET. Foi membro do Conselho Diretor da ANTP. (Revista dos Transportes Públicos nº 4, 1979).
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