Voltar para Portal ANTP      Edições anteriores

Edição 2004

 

 

CONCLUÍDOS OS TRABALHOS DA 1ª EDIÇÃO DA BIENAL ANTP DE MARKETING

 

 

A 1ª edição da Bienal ANTP de Marketingfoi lançada no 14o Congresso da ANTP, em outubro de 2003 em Vitória, no Espírito Santo. O regulamento foi apresentado durante a II Semana Internacional dos Transportes, em abril de 2004, no Rio de Janeiro, um evento que atraiu 450 técnicos, especialistas e autoridades de todos os segmentos do setor, representantes de diversas regiões do País.

 

Essa primeira edição teve uma etapa de pré-indicação, ocasião em que as diferentes instâncias da ANTP – Conselho Diretor, Diretorias Regionais, Comissões Técnicas – e também representantes dos Fóruns Nacional e Regionais de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito apresentaram 115 sugestões de experiências relevantes. Os responsáveis por essas experiências tiveram um prazo para confirmar a intenção de participar; encerrado o prazo, 85 experiências confirmaram a sua participação. As inscrições somente se efetivaram com a entrega dos Relatórios de Inscrição, preenchidos pelas organizações pretendentes e submetidos à Banca de Juízes, o que reduziu a participação para 73 experiências.

 

A Banca de Juízes se reuniu em 8 de novembro 2004 e de acordo com o regulamento, selecionou as três experiências mais relevantes em cada uma das categorias. Além disso, os juízes decidiram conceder uma menção honrosa em cada uma das categorias e destacar quatro outros trabalhos.

 

Integraram a Banca de Juízes da primeira edição da Bienal ANTP de Marketing:

  • César Cavalcanti de Oliveira, professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, vice-presidente e diretor regional Nordeste da ANTP;
  • Edson Zogbi, consultor de marketing e propaganda;
  • Ismael Rocha, chefe do Departamento de Marketing e Pesquisa de Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM);
  • Milena Bonder, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
  • Rafael Sampaio, vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e diretor editorial da revista About.

 

O Seminário nacional de Premiação, ocasião em foram apresentados os cases e entregues os troféus e certificados ocorreu no Grand Hotel Ca d´Oro, em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 2004. "Os juízes se surpreenderam positivamente com a qualidade dos trabalhos, numa área em que as ações de marketing constituem ainda uma novidade”. Seguem os vencedores por categoria:

 

Marketing Promocional

  • Promoção Vale-Volta, do Rio Ônibus, do Rio de Janeiro-RJ;
  • Trem e Bicicleta, Uma Integração de Qualidade, da Supervia, do Rio de Janeiro-RJ, e
  • Terminal Tietê – Uma Mudança de Paradigma, da Socicam, de São Paulo-SP.

Foi concedida menção honrosa à ação Metraclass, empreendida pela empresa Metra, da cidade de São Bernardo do Campo-SP.

 

Marketing Institucional

  • III Grande Marcha da Primavera pela Paz no Trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Goiânia-GO;
  • Não Perca o Melhor da Festa (Campanha Educativa Diferenciada), da BHTrans, de Belo Horizonte-MG;
  • Poemas nos Ônibus (concurso), da Coleurb – Coletivo Urbano Ltda., de Passo Fundo-RS.

Nesta categoria, a menção honrosa foi para o projeto Bilhete Único, da SPTrans – São Paulo Transporte S. A, de São Paulo-SP. 

 

Marketing Relacionamento

  • Arte nos Terminais – EMTU-SP, de São Bernardo do Campo-SP;
  • Ação Cultural, do Metrô-SP, de São Paulo-SP;
  • Nosso Destino é Você – Programa Comunidade, da  Expresso Medianeira, de Santa Maria-RS.

A menção honrosa coube ao projeto Programa de Qualificação Profissional e de Relações Comunitária, da SPTrans, de São Paulo-SP.

 

Marketing Interno ou Endomarketing

  • Marketing Experts, do Metrô-SP, de São Paulo-SP;
  • Programa de Educação Rio Ônibus, da Rio Ônibus, do Rio de Janeiro-RJ: Escola de Formação de Motoristas – Formação Profissional,
  • Uma Opção Estratégica, da Itamaracá Transportes, de Abreu de Lima-PE.

 

Recebeu menção honrosa o projeto Sistema Interno de Melhoria Carris, da Carris Porto-alegrense, de Porto Alegre-RS.

 

Marketing de Responsabilidade Social

  • Programa de Educação Ambiental – Reciclagem na Escola é Legal, da Supervia, do Rio de Janeiro-RJ;
  • Universidade Corporativa Carris, da Carris Porto-alegrenese, de Porto Alegre-RS,
  • Inclusão Digital no Transporte Metropolitano – EMTU-SP, de São Bernardo do Campo-SP.

Houve menção honrosa para o projeto Acessibilidade na RMSP, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de São Paulo-SP.

 

Destaques.

  • O projeto Trem do Forró, da Metrorec, de Recife-PE, ganhou destaque "pela importância da promoção da cultura regional pernambucana e pela oportunidade de congraçamento entre familiares e amigos dos servidores da empresa”. 
  • Houve destaque para o conjunto das ações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo-SP, incluindo as campanhas educativas, visto os bons resultados obtidos na redução de acidentes na cidade de São Paulo, em especial, atropelamentos.
  • O projeto Universalização da Educação do Trânsito, da Emdec, de Campinas-SP, foi destacado pela iniciativa de expandir a educação do trânsito por meio de parceria com os agentes de saúde: a idéia foi considerada criativa e de baixo custo.
  • Também foi destacado o conjunto das ações da Associação Criciumense de Transporte Urbano, que apresentou bons resultados pela somatória de iniciativas em todas as categorias analisadas na Bienal ANTP de Marketing.   

Onde Encontrar os trabalhos 

Os trabalhos apresentados em todas as edições podem ser consultados na Biblioteca.