Agenda

15 de dezembro de 2021 - quarta-feira
Fórum Nacional

107ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana

A 107ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana ocorrerá na seguinte data e horário:

Data: 15 de dezembro de 2021

Horário: das 9h00 às 12h00

A reunião será virtual pela Internet, com a seguinte pauta:

CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO

O ano de 2021 foi marcado pela recomposição dos quadros da prefeituras em virtude das eleições municipais. Secretários, secretárias e dirigentes permaneceram, mas muitos outros e outras assumiram seus cargos desde o começo do ano.

A ANTP, responsável pela Secretaria Executiva do Fórum Nacional, conduzida por Alexandre Resende, organizou o novo cadastro do Fórum. Hoje, são mais de 230 dirigentes organizados em rede.

No começo do ano foi eleita a nova direção do Fórum Nacional, assim constituída:

  • Presidente: Paulo Guimarães, Secretário de São José dos Campos/SP
  • Vice-Presidente Nacional: Renato Telles, Superintendente de Aracajú/SE
  • Vice-Presidente do Norte: Ana Valéria Borges, Superintendente de Belém/PA
  • Vice-Presidente Centro-Oeste: Horacio de Mello, Secretário de Goiânia/GO
  • Vice-Presidente Nordeste: Fabrizzio Martinez, Secretário de Salvador/BA
  • Vice-Presidente Sudeste: Diogo Prodocimi, Presidente da BHTrans- Belo Horizonte/MG
  • Vice-Presidente Sul: Ogeny Maia Neto, Presidente da URBS-Curitiba/`PR

Para fazer frente aos desafios da pandemia, as reuniões foram organizadas de modo remoto pela Internet, sendo realizadas, com esta última, 10 reuniões em 2021, nas quais estiveram presentes  centenas de dirigentes. As reuniões ocorrem ao vivo, mas ficam gravadas no YouTube, onde já foram assistidas por mais de 1.700 pessoas.

Ainda, para facilitar a comunicação em rede, foi criado o Grupo de WhatsApp do Fórum Nacional que conta hoje com 236 participantes, entre dirigentes e ex-dirigentes especialmente convidados e convidadas a comporem essa rede.

Vivemos em 2020 um ano muito difícil para o transporte público, não sendo muito diferente em 2021. Esta realidade pautou nossas reuniões mensais e as conversas no WhatsApp e muitas contribuições vieram do grupo, especialmente a busca por recursos emergenciais e mais recentemente o protocolo do Projeto de Lei 3278 no Senado Federal, que trata da reestruturação do transporte público.

O tema de trânsito também foi intensamente tratado nas reuniões ou no grupo de Whatsapp, contando em várias ocasiões com a presença do Diretor Geral do DENATRAN, entidade que ganhou novo status como Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura. Dentre vários temas tratados, destaca-se a apresentação do PNATRANS - Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Ainda não podemos comemorar, pois ainda vivemos situações delicadas a respeito do transporte público. Mas, convidamos a todos e a todas para a CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO dos e das dirigentes, um momento para nos conhecermos melhor e conversarmos livremente sobre o ano que passou e sobre as perspectivas de 2022. Nunca é demais lembrar do jargão em que "a união faz a força".

PROGRAMA 2022 - NOVO MODELO DE REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL

O Fórum Nacional até 2021 sempre foi realizado de forma presencial, tendo sempre a calorosa acolhida de uma cidade anfitriã, em geral de 2 ou 3 vezes por ano. Em virtude da pandemia, neste ano de 2021 as reuniões foram mensais e pela Internet.

Com o país voltando à normalidade (pelo menos esta é a expectativa) a ideia é retomar reuniões presenciais, mas mantendo também reuniões no modo remoto. Mesmo ocorrendo reuniões presenciais, a ideia é que possam ser transmitidas pela Internet também.

Outro tema que se quer debater nesta última reunião de 2021 são as suas pautas e a participação dos secretários, secretárias e dirigentes. Se deseja que as pautas estejam o mais alinhadas possíveis das necessidades dos e das dirigentes, abrindo-se mais espaços para que os e as participantes exponham mais suas dificuldades ou soluções adotadas em sua cidade, as quais são importantes exemplos e estímulos aos demais dirigentes. 

O que se deseja é dar um maior protagonismo aos e às dirigentes de mobilidade urbana de todo o país e que suas cidades se apresentem mais nas reuniões.

Venham! Com todos os rostos e sotaques que fazem a diversidade de nosso país! 


Próximos eventos Ver todos
qui
04
abr
Fórum Nacional
116ª Reunião do Fórum Nacional em João Pessoa/PB
qua
19
jun
Fórum Nacional
117ª Reunião do Fórum Nacional em Belém/PA
qua
07
ago
Fórum Nacional
118ª Reunião do Fórum Nacional em São Paulo