Clipping - Destaques da Semana

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

30/06/2020 00:00

ANTP| ANTP

ANTP comemora 43 anos de existência

Há exatos 43 anos, em 30 de junho de 1977, em cerimônia no auditório das Centrais Elétricas de São Paulo - CESP, em assembleia presidida pelo secretário-geral do Ministério dos Transportes e com a participação de Olavo Setúbal, então prefeito de São Paulo, era fundada a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos

No evento, as presenças de Plinio Assmann e Rogério Belda, que seriam, a partir daquela data, respectivamente o primeiro presidente e o primeiro diretor executivo da entidade. <br><br>

Hoje, 30 de junho de 2020, a ANTP chega a 43 anos de existência. <br><br>

A Associação foi pioneira no processo, em curso na época, de urbanização do Brasil. E teve total apoio da Companhia do Metropolitano de SP desde a obra de implantação da sua primeira linha de Metrô.

O ambiente de expansão das grandes cidades brasileiras tornava frequente, na época, o chamamento da Companhia do Metrô para assessorar o financiamento do Ministério do Planejamento em projetos de implantação, em outras cidades, de sistemas metroviários, o que tornava evidente a necessidade de uma entidade nacional que promovesse um debate público dos projetos em transporte público.

Foi assim que surgiu a ideia de uma ANTP.

Em 1973, o Metrô de São Paulo se fez representado no Congresso da UITP em Nice, na França.  Compareceram lá Plínio Assmann, Roberto Scaringella e Rogério Belda. Ficou claro então, a necessidade de uma entidade como a UITP no Brasil.

A ANTP passou a receber várias visitas de Ms. André Jacobs, gerente geral da UITP ao Brasil.

A primeira iniciativa de colaboração da ANTP com a UITP foi a execução do Seminário Internacional do Metrô no Rio de Janeiro, evento que reuniu representantes de 50 cidades do mundo inteiro.

Após esse ato inaugural, Congressos da ANTP foram depois realizados no Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, etc.

Toda vez, antes da realização de um Congresso, a ANTP reunia-se com dirigentes locais da área de transportes e com a mídia local.

Durante anos manteve seu programa de Prêmio da Qualidade.

Essas foram algumas das principais realizações iniciais da ANTP que durante todo esse tempo se mantém como entidade representativa do Setor enfrentando desafios e realizando sua tarefa com zelo e eficiência.

De 1977 para 2020, o país conquistou o direito a eleições livres para todos os níveis de governo, a estabilidade da moeda finalmente foi alcançada, reduziu-se a inflação a níveis civilizados, instituiu-se o Código do Consumidor, o Código de Trânsito Brasileiro, o Estatuto das Cidades, o Ministério das Cidades e a Lei de Mobilidade Urbana. Além disso, outras conquistas foram alcançadas, como o Ônibus Padron, o Vale-Transporte, a municipalização de trânsito e muitas outras. Em todos estes momentos, a ANTP esteve presente como protagonista, mantendo de forma permanente sua luta em prol da melhoria do transporte público.

Ao longo dessa longa história oportunizou a geração de um dos maiores acervos técnicos no âmbito da mobilidade urbana, com mais de 5.000 documentos em sua biblioteca digital, 154 edições da Revista dos Transportes Públicos, criada em 1978, de 26 Cadernos Técnicos e muitos outros documentos.

Realizou inúmeros encontros, seminários e congressos, destacando-se o seu maior evento, o Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que teve em setembro de 2019 a edição do Arena ANTP, em São Paulo.

Toda essa história só foi possível graças à colaboração de centenas de abnegados colaboradores, dos seus vários Conselhos Diretores e Fiscais, e especialmente de seus associados e entidades parceiras, que contribuíram de forma decisiva para manutenção da "chama acesa” da defesa do transporte público nestes 43 anos.

Publicação da Folha de SP de 1º de julho de 1977 noticiava a fundação da ANTP no dia anterior



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário