Clipping - Destaques da Semana

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

04/02/2022 00:00

Contra a misoginia e pela Democracia

A ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, que há quase 45 anos defende as principais bandeiras do transporte público coletivo do país, não poderia deixar de se manifestar num momento em que profissionais mulheres que contribuem para a mobilidade dos brasileiros são atacadas de forma covarde e virulenta.

Referimo-nos ao vídeo que circula nas redes sociais, que se utiliza de montagens para desmoralizar e destratar mulheres que trabalham na empresa Acciona, responsável pela obra da Linha 6 do Metrô.

Nossa revolta se une ao de inúmeras entidades, que repudiam de forma veemente a montagem que torna as profissionais vítimas de uma sórdida campanha mentirosa, utilizando-as como peças num jogo com finalidade descaradamente partidária e eleiçoeira.

Por trás de todas as principais ações em prol do transporte público que a ANTP coordenou, participou ou até mesmo atuou como parceira, estavam (e estão) profissionais de diferentes correntes de pensamento, com destaque para as mulheres, que sempre tiveram voz ativa e corajosa.

Mais que uma peça de ódio, o vídeo é um exemplo do atraso de uma posição política que nega às mulheres as conquistas que alcançaram com muita luta nas últimas décadas.

Mais que defender profissionais, é preciso antes defender as mulheres. E mais que defendê-las, é preciso preservar a democracia, onde a mentira e a manipulação de fatos não podem ser admitidas como exemplos de “liberdade de expressão”.

Combater a misoginia e os preconceitos é tarefa de todos, principalmente dos que lutam pela democratização do transporte, decorrência natural de um país em que os direitos sociais e a equidade de gênero deveriam ser princípios irrevogáveis.



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário