Clipping

Matérias, entrevistas, artigos sobre o mundo dos transportes públicos no Brasil e no Mundo

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

25/11/2020 00:00

O Globo| O Globo

Rio sem imagens: furto de cabos deixa cerca de 50 câmeras da prefeitura desativadas

RIO - Diversos cabos da rede de câmeras que permitem o monitoramento das ruas foram furtados na tarde desta terça-feira. Com isso, cerca de 50 câmeras estão desativadas, a maioria na Zona Sul do Rio, em bairros como Lagoa, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Flamengo, Catete e Glória. Segundo o Centro de Operações Rio, a informação foi passada pelo consórcio que gera as imagens dos equipamentos da prefeitura. Em nota, o COR alerta que a operação da prefeitura está limitada. Segundo Alexandre Cardeman, chefe-executivo do COR, o roubo de cabos afeta também túneis e semáforos da cidade.

—  É uma situação recorrente. Semanalmente, há furto de cabos. E quando roubam um cabo, param 30, 40, até 50 câmeras da cidade. Também falta luz em túneis, e houve aumento no número de sinais apagados.

Cardeman ressalta que a cidade precisa estar conectada para que os agentes públicos possam atuar nas vias:

—  É um problema que afeta todo o Rio, a cidade precisa estar conectada. As câmeras servem como uma ferramenta de apoio, principalmente para orientar agentes nas vias. Nós temos a estrutura, mas ela infelizmente está sofrendo com a questão da segurança — afirmou.

Procurada, a Polícia Civil informou que, em caso de furto de cabos, a concessionária ou as instituições lesadas devem registrar o caso em uma delegacia. "A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) tem feito regularmente ações fiscalizatórias em ferros-velhos para reprimir a receptação de fios e cabos roubados nas ruas. Todos os casos também podem ser registrados em delegacias distritais das regiões onde ocorrem os crimes, que investigam de forma sistemática os autores e receptadores desse material", diz a nota.

Segundo o Centro de Operações, técnicos estão fazendo o reparo, mas o COR enfatiza que o furto já aconteceu antes: "a situação não é nova". O órgão pede o apoio das forças de segurança para evitar que ocorram novos furtos.

Leia a íntegra da nota

"O Centro de Operações Rio informa que diversos cabos da rede de câmeras da prefeitura foram furtados na tarde desta terça-feira, dia 24 de novembro.

A informação foi comunicada ao COR e à CET-Rio pelo consórcio que gera as imagens das câmeras da prefeitura. Além das câmeras de monitoramento de trânsito, alguns semáforos também foram afetados. Por esse motivo, a operação da prefeitura fica limitada. Os técnicos estão trabalhando para realizar o reparo o quanto antes, mas a situação não é nova.

Ressaltamos a necessidade do apoio das forças de segurança para evitar que novos furtos aconteçam."



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário