Destaques

Matérias, entrevistas, artigos sobre o mundo dos transportes públicos no Brasil e no Mundo

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

13/07/2021 00:00

ANTP| ANTP

Programa de inovação do transporte público lança novo Desafio do COLETIVO

O programa de inovação em mobilidade urbana COLETIVO, criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), lançou semana passada o III Desafio do COLETIVO. Desde 7 de julho de 2021 estão abertas as inscrições para novos projetos, com objetivo de promover mudanças positivas na mobilidade urbana. Todos os projetos inscritos devem ter como foco a mobilidade urbana coletiva e apresentar soluções voltadas para a melhoria do transporte público no país, com foco no aumento dos clientes. Ao final do Desafio, os três primeiros colocados serão pré-incubados no hub de inovação da NTU.

O III Desafio do COLETIVO vai trabalhar com grandes temas da mobilidade urbana coletiva. Os inscritos deverão propor soluções voltadas para: meios de pagamento; sistemas de bilhetagem eletrônica; operação de transporte público; otimização de processos; fidelização do cliente; informação ao usuário e roteirização; geração de receitas extratarifárias; transporte sob demanda; mobilidade como serviço (MaaS); otimização do uso de dados (Big Data); além de soluções relacionadas à saúde e segurança.

Além de startups focadas em transporte público coletivo, o COLETIVO também pretende receber inscrições de grupos e profissionais de outros nichos de atuação, mas que apresentem soluções aplicáveis nas áreas da mobilidade urbana coletiva, como explica a coordenadora do programa de inovação, Mariana Amaral. “A intenção é ampliar o número de inscrições e diversificar os modelos de projetos inscritos”.  

O III Desafio do COLETIVO será composto por três etapas principais: 1) Peneira - avaliação dos projetos inscritos e deferimento das inscrições pela equipe do COLETIVO; 2) Seletivas – apresentação e avaliação classificatória; e 3) Pitch day – apresentação e avaliação final.

Seletivas

Nas seletivas, os inscritos selecionados deverão realizar uma apresentação de no máximo cinco minutos dos projetos de inovação propostos à equipe do COLETIVO e aos membros do Conselho de Inovação da NTU. Para cada inscrito selecionado, uma data e horário serão atribuídos no período de 22 e 30 de setembro de 2021 para a apresentação dos projetos via videoconferência na plataforma Zoom.

Para a fase final serão selecionados os seis melhores projetos de inovação. Nesta etapa, serão avaliados o impacto na mobilidade urbana coletiva; a escalabilidade da solução; a rentabilidade do negócio; a replicabilidade; a relevância do problema; a adequação ao mercado; o time e capacidade de execução; o modelo de negócios; concorrência e diferencial competitivo; e o nível da inovação.

Etapa final

Pitch Day, ou etapa final, será realizada de forma virtual no dia 23 de setembro de 2021, via plataforma Zoom, como parte da programação do Seminário Nacional da NTU. A apresentação de cada candidato (ou grupo) será feita no formato de Pitch e deverá durar no máximo cinco minutos. As apresentações deverão ser realizadas de forma oral, com slides e a exposição e/ou a explicação do funcionamento de um protótipo da solução. Após a apresentação, o participante deverá responder às perguntas feitas pelo júri e/ou encaminhadas pela plateia. O júri será composto por especialistas selecionados pelo COLETIVO.

Premiação

Os três primeiros colocados do III Desafio do COLETIVO terão o direito de participar da pré-incubação no Hub COLETIVO.

A pré-incubação de projetos oferecerá, durante o período de seis meses, o suporte para que os projetos de inovação se desenvolvam em termos técnicos, comerciais e administrativos, entre outros.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas a partir das 15h de hoje, 7/7, até o dia 20 de agosto, mediante preenchimento do formulário (https://forms.gle/Jo6UxjQRysgTF7K3A), disponível no sítio eletrônico do COLETIVO www.coletivo.org.br .

Confira o edital clicando aqui

Sobre o COLETIVO

O programa de inovação surgiu para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades, o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida. Foi concebido para promover um ecossistema de inovação entre os principais públicos ligados à mobilidade urbana e, assim, desenvolver soluções inovadoras com foco no usuário do transporte coletivo urbano.



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário