Destaques

Matérias, entrevistas, artigos sobre o mundo dos transportes públicos no Brasil e no Mundo

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

23/05/2023 00:00

Diário do Transporte| Diário do Transporte

Marco Legal do Transporte Público Coletivo será um dos temas de destaque do Arena ANTP 2023

Evento acontece em outubro, no Transamérica Expo, com participação de grandes nomes do setor

LUANA COUTINHO

O congresso bienal da ANTP, realizado desde 1978, acontece neste ano em formato diferenciado e repetindo o novo nome utilizado desde a última edição.

O Arena ANTP, 22ª edição do encontro que discute as mudanças e melhorias do transporte público coletivo (pneus e trilhos), será realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Transamérica Expo Center.

O atual presidente da ANTP, Ailton Brasiliense, destaca a importância do congresso que, desde a sua primeira edição, busca soluções de crescimento ordenado das cidades e do transporte público, para facilitar o acesso e os deslocamentos da população.

A Arena ANTP promove encontros para troca de informações sobre medidas de planejamento urbano que colaboram para que os serviços de transporte atendam os usuários. O objetivo é estimular as autoridades a organizar o crescimento das cidades e melhorar cada vez mais a qualidade do transporte, seja sobre trilhos ou sobre rodas. Neste espaço, as pessoas podem mostrar seus trabalhos e ideias de soluções de mobilidade”, reforça Brasiliense.

Neste ano, diversos temas importantes serão discutidos, como o Marco Legal do Transporte Público Coletivo, eletrificação de frotas, tarifa zero e mobilidade ativa. As mesas de conferência serão mais concentradas, para permitir debates mais profundos sob temas fundamentais para o país neste 2023.

O evento contará com a presença de autoridades federais, empresas de tecnologia, sindicatos, acadêmicos, líderes de projetos do setor, jornalistas, entre outros profissionais da área.

A diversidade é a tônica dos congressos da ANTP, desde 1978. Há espaço para todos os temas e discussões, o que faz dele o melhor congresso de mobilidade urbana do país”, destaca o superintendente da ANTP Luiz Carlos Mantovani Néspoli, o Branco.

O público também encontrará stands de empresas do setor, em uma exposição de fornecedores de diferentes áreas.

Com o novo modelo de arena de conferências e painéis que começamos em 2019, no mesmo ambiente da feira de exposição os congressistas têm maior liberdade para visitar os estandes, encontrar velhos conhecidos, fazer novos contatos e também assistir às conferências”, reforça Branco.

Durante os três dias do congresso, o público poderá participar de conferências, mesas de discussão sobre soluções para a área e conhecer mais de perto empresas que atuam no setor.

O consultor, atual vice-presidente e membro do atual Conselho Diretor da ANTP, Claudio Senna, explica como serão as mesas de discussão nesta edição: “Utilizaremos uma estrutura de perguntas específicas e diferentes para cada um dos palestrantes para evitar as apresentações paralelas, procurando em vez disso a construção de recomendações que se somam.”

Entre os temas a serem debatidos, Senna destaca os contratos do transporte público: “O que está errado com os contratos de transporte público? Maus projetos, falta de colaboração, irrealismo dos parâmetros econômicos? Ou tudo isso junto?

Inscrições de artigos técnicos sobre soluções em mobilidade urbana podem ser feitas no site da ANTP, até o dia 05 de junho. Mais informações e as regras para participar do maior evento sobre transporte público do Brasil também estão disponíveis no portal.

Todas as contribuições ficam armazenadas no site da ANTP, com gratuidade para consulta, e se tornam importante fonte de consulta para especialistas do setor e estudantes universitários.

Sobre a ANTP

A Associação Nacional de Transportes Públicos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo desenvolver e espalhar conhecimento e informação sobre o transporte público do Brasil.

Criada em 1977, a ANTP possui entre seus associados, órgãos públicos dos três níveis de governo, entidades representativas do setor de transportes, empresas públicas e privadas que transportam passageiros, fabricantes, empresas de tecnologia, sindicatos, empresas de consultoria e pessoas físicas.

Na presidência Ailton Brasiliense Pires, com a superintendência de Luiz Carlos Mantovani Nespoli, o Branco.

O Arena ANTP-2023 tem apoio institucional do Diário do Transporte, e será realizado pela OTM Editora

Luana Coutinho, jornalista especializade em transportes



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário