Destaques

Matérias, entrevistas, artigos sobre o mundo dos transportes públicos no Brasil e no Mundo

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

02/03/2021 00:00

ANTP| ANTP

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana já tem data para sua 98ª reunião: 17 de março

Acesse o Programa completo


Criado no dia 21 de junho de 1990, por recomendação da Frente Nacional de Prefeitos, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana tem sido fundamental nas principais lutas e conquistas do transporte coletivo nesses mais de 30 anos de vida.

O Fórum Nacional já reúne mais de 100 integrantes de todo o país, num total de 95 milhões de habitantes.

Em meio à maior crise que o setor enfrenta, o Fórum Nacional se reunirá no dia 17 de março de 2021 para realizar sua 98ª Reunião.

O Programa do evento com o link de inscrição será divulgado em breve e estará disponível no site da ANTP.

Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), entidade que sempre atuou como secretaria executiva do Fórum, lembra a história de sucessos “que precisam ser valorizados”.

Com o apoio decisivo da ANTP, ele foi vital na aprovação do Código de Trânsito Brasileiro, da Lei da Mobilidade, entre outros”, ressalta Ailton.

Rodrigo Tortoriello, atual presidente do Fórum Nacional, cita como importante o fato de estarmos no meio da maior crise do transporte público no Brasil. “A pandemia agravou a queda de passageiros e os aumentos dos insumos, como o diesel que acumula mais de 30% de aumento esse ano, estão impactando diretamente na sustentabilidade dos sistemas de transporte. Não há como falar em retomada econômica pós pandemia sem que os sistemas de transporte público estejam funcionando de forma adequada”, aponta Rodrigo.

Alexandre Resende, secretário executivo do Fórum Nacional, destaca sua principal tarefa em função principalmente da alta taxa de renovação dos Secretários de Mobilidade urbana nas Prefeituras: “a ANTP determinou que a nossa principal tarefa para 2021 seria a reorganização e reestruturação do Fórum Nacional de Secretários”.

Alexandre conta que para cumprir esta atividade, o Fórum e a ANTP promoverão reuniões mensais virtuais envolvendo os Secretários, dirigentes e titulares dos órgãos gerenciadores de Mobilidade urbana, “para debater entre si e com autoridades federais e estaduais, os grandes temas que afligem o setor, notadamente nos quesitos que envolvem a pandemia do COVID 19 e não menos importante a formulação de ações conjuntas dos assuntos comuns”.

Alexandre ressalta que o Fórum Nacional de Secretários é um colegiado de profissionais do setor de Mobilidade urbana que terá como principal objetivo a promoção da integração dos municípios através da troca de experiências exitosas, destacando os principais gargalos e dificuldades enfrentadas pelo setor, discutindo posicionamentos consensuais para a busca de soluções. “A ANTP preconiza esta união como fator decisivo para o fortalecimento do Fórum Nacional de Secretários”, conclui Alexandre.

Rodrigo Tortoriello vai na mesma direção: “Os gestores de mobilidade do país precisam estar unidos em busca de uma solução conjunta e o Fórum Nacional tem esse papel. O cidadão não aguenta mais sustentar os sistemas de transporte público somente com a tarifa”.

Já Ailton Brasilense lembra que o “Congresso Nacional reconhece a força de entidades que assumem suas responsabilidades e luta por avanços que contribuem para a melhoria das condições de vida”.

Como destaques da pauta, ainda em preparação, constam os seguintes tópicos:

Crise no Transporte Público

PL 3364 (repasse de R$ 4 bilhões ao setor de transporte, vetado pelo Palácio do Planalto – posição do Fórum para retomada de discussão

Programa do Fórum Nacional

Processo Eleitoral do Fórum



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário