Destaques

Matérias, entrevistas, artigos sobre o mundo dos transportes públicos no Brasil e no Mundo

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

15/05/2024 00:00

Podcast do Transporte pergunta: o que é preciso para aumentar a velocidade dos ônibus urbanos?

A velocidade do transporte público sobre pneus em São Paulo anda piorando e isso não quer dizer só mais tempo de viagem para o passageiro.

O Diário do Transporte mostrou isso em primeira mão.

A ineficiência faz o custo dos operadores aumentar e pressiona a tarifa para cima.

O Podcast do Transporte ouviu o especialista Flamínio Fichmann, da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, sobre o assunto.

Fichmann ressalta que as cidades precisam dar prioridade real ao transporte coletivo, serem mais criteriosas na definição de faixas e atuar para valer na operação dos corredores, com BRTs de verdade.

Sim, cidades, porque o que vale para São Paulo vale para qualquer cidade brasileira quando o assunto é transporte coletivo.

Casa cheia para fechar negócios e discutir Marco Regulatório na LAT.BUS

Leticia Pineschi é operadora no transporte rodoviário e também porta-voz da ABRATI. Ela conta que a entidade vai aproveitar a presença maciça de todos os players na LAT.BUS, agora em agosto, para afinar o debate sobre o marco regulatório do setor, recém aprovado.

A conselheira da ABRATI fala também sobre a profissionalização do empresariado e da expectativa de um aumento de cerca de 20% nesta Lat.Bus 2024 em relação à última edição. E, claro, de bons negócios.

Tragédia, fake news e a realidade das regras da ANTT para a emergência no RS

A tragédia do Rio Grande do Sul segue preocupando e mobilizando a todos, mas tem muita gente espalhando fakenews. Por isso, o Podcast fez questão de registrar a legislação da ANTT que esclarece a operação nas estradas durante esta emergência. O episódio traz ainda um pouco sobre a mobilização de empresas locais ligadas ao transporte que, apesar de gravemente afetadas, estão esticando a mão para ajudar.

O pioneirismo da defesa do pedestre nas ruas e das mulheres no transporte

Meli Malatesta é uma referência sobre mobilidade sustentável a pé e por bicicleta no Brasil e lá fora. Mas sua caminhada não transcorreu em linha reta. Pioneira, ela enfrentou preconceito por ser mulher e por defender uma perspectiva revolucionária: a de uma lógica coletiva no comportamento dos pedestres – e que é premissa do conceito de rede de mobilidade a pé criado por esta presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP.

 

Informação com análise é no Podcast do Transporte.

Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir)

ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br.

Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte

O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP.



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário