Destaques

Matérias, entrevistas, artigos sobre o mundo dos transportes públicos no Brasil e no Mundo

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

07/05/2024 00:00

Trensurb: agilidade e presteza no enfrentamento aos impactos da crise climática

A equipe da ANTP tem mantido contato com o pessoal da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.). A Trensurb está com os seus serviços suspensos por tempo indeterminado e ainda não foi possível fazer um balanço dos danos.

O pátio administrativo da empresa, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, segue alagado. A equipe agiu rápido e conseguiu salvar 36 trens levando todos eles para as estações de Novo Hamburgo, na Via Elevada. Três, no entanto, estavam desmontados em revisão geral e tiveram que permanecer no pátio. Outro está ilhado na estação Mercado.

A estação Santo Afonso da Trensurb em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, virou ponto de apoio de resgates com barcos trazendo pessoas, alimentos e outros itens básicos. Além de arrecadar doações, esta e outras estações receberam de forma provisória milhares de pessoas que tiveram suas residências tomadas pelas águas e que têm sido encaminhadas para os abrigos estruturados.

O Centro de Controle Operacional da Trensurb está monitoramento a situação e as equipes trabalharam para um retorno dos serviços o mais rápido possível, mas a circulação de notícias ficou mais complicada desde que ontem, dia 6 de maio, o centro de processamento de dados do estado foi desativado em medida preventiva em função das águas terem invadido o local – todos os sites ligados ao governo do estado estão desde então fora do ar.

A Trensurb possui 22 estações e seus trilhos cobrem 43,4 km de extensão transportando cerca de 228 mil usuários por dia. 



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário