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18/09/2019 00:00

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ANTP lança “Guia Básico de Gestão Operacional para Melhoria da Qualidade do Serviço de Ônibus”


Com o título “Guia Básico de Gestão Operacional para Melhoria da Qualidade do Serviço de Ônibus”, a ANTP lançou no dia 24 de setembro de 2019, em São Paulo, um manual com diversas ações de gestão e operação que auxiliarão a melhorar os serviços de ônibus em todo o País.

Os conceitos relacionados no manual, com 188 páginas, foram elaborados após estudos dos técnicos que integram a ANTP com base na análise da realidade dos transportes das principais cidades brasileiras e do conhecimento acadêmico e internacional que possuem.

O lançamento foi feito oficialmente na Arena ANTP - Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, evento que reuniu especialistas e os diversos agentes envolvidos na mobilidade, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. 

No dia 25, às 10 horas, Claudio de Senna Frederico, Vice-Presidente da ANTP, ex-Secretário Metropolitano de Transporte do Estado de São Paulo e consultor de transporte, um dos autores do Guia, fez a explanação sobre o conteúdo do documento. Nesta seção, os participantes puderam levar um volume gratuitamente.

A versão impressa continuará a ser distribuída nos próximos eventos da ANTP, mas também pode ser retirada na sede da entidade, à rua Marconi, 34, cj21 2 22. A versão digital do Guia encontra-se na Biblioteca no site da ANTP. Abaixo, link para download da versão digital.

O documento aborda diversos aspectos que vão desde a qualidade dos veículos, passando por planilhas e tarifas, capacitação pessoal e comunicação no setor até a estruturação de redes de transportes dentro do atual contexto de mobilidade.

Segundo a ANTP, o Guia Básico de Gestão Operacional para Melhoria da Qualidade do Serviço de Ônibus procura abordar o tema de maneira simplificada e didática para todos os envolvidos na mobilidade, afinal, todos têm sua responsabilidade.

O Guia propugna que “é mais do que necessário que o gestor público adicione ao papel histórico de ‘fiscal de contratos’ também o de ‘gerente de qualidade e produção do transporte’. Só assim, será possível imaginar alcançar este enorme desafio de mudar a cara do transporte por ônibus no Brasil”.

A finalidade do Guia é “oferecer aos gestores públicos e privados um elenco de informações técnicas, conceitos, normas, procedimentos e sistemas de gestão e administração que compõem os elementos constituintes da produção do transporte público por ônibus e que podem contribuir para o desenvolvimento do papel do gestor público no desafio de suprir sua cidade de transporte público por ônibus com mais eficiência e melhor qualidade”.

A proposta do documento é uma das formas pela qual a ANTP dá sequência às ideias apresentadas no documento “Construindo Hoje o Amanhã – Propostas para o Transporte Público da Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil”, realizado em parceria com a NTU, Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade e a FNP - Frente Nacional de Prefeitos, que contempla cinco programas para a melhoria da qualidade do transporte por ônibus.

Desta forma, o manual é voltado para gestores públicos, setor acadêmico, empresários de ônibus, administradores, prestadores de serviços indiretos do setor de transportes, associações de passageiros e de defesa do consumidor, jornalistas especializados e a todos aqueles que desejam se aprofundar nos temas que compõem a mobilidade.

A meta é “ampliar o conhecimento técnico dos dirigentes, administradores e executivos do setor de transporte público para uma compreensão melhor das responsabilidades recíprocas entre contratante (poder público) e contratado (operadores) em prol de um transporte público mais eficiente e com melhor qualidade e que atenda satisfatoriamente às necessidades dos passageiros, da cidade e da sociedade de modo geral”.

CONTEÚDO

O Guia está distribuído em 9 capítulos:

01. Os ônibus urbanos – anatomia, qualidades e limites

Nesta seção se analisam as características principais dos veículos, suas vantagens e desvantagens, os cuidados na seleção do tipo de frota e dos itinerários, de modo que as vias utilizadas sejam adequadas às dimensões dos ônibus e outros aspectos que devem ser considerados na especificação dos serviços.

02. O transporte por ônibus urbanos e sua relação com o ambiente em que se realiza

O termo “meio ambiente”, nesse caso, foi utilizado para identificar todos os fatores externos essenciais para o desempenho e o conforto do serviço de ônibus urbanos, tais como as vias utilizadas (pavimento e geometria), os percalços encontrados durante a operação (trânsito, obras nas vias, pedestres, acidentes), as paradas, os abrigos e terminais etc.

03. Construção da rede: planejamento, especificação e operação

Nesta seção o Guia analisa as atividades que precedem a operação dos serviços e suas implicações: Desenho da Rede, Especificação dos Serviços e Programações Operacionais que influenciam pesadamente o meio ambiente da Seção 2 que terá que ser enfrentado durante a operação

04. Requisitos e responsabilidades na contratação

Relaciona as atividades das etapas anteriores, posteriores e da própria operação, procurando analisar as responsabilidades dos agentes principais (poder concedentes, órgão gestor e operadores) em cada atividade. Essa caracterização precede a formulação do Contrato, devendo haver compatibilidade entre eles.

05. Contratos para operação dos serviços de transporte coletivo urbano por ônibus

O manual procura fazer um breve apanhado da legislação que regula os contratos de concessão e permissão para delegação dos serviços de ônibus, caracterizar e diferenciar os tipos de contrato e traçar um roteiro básico de conteúdo dos Editais das Licitações para a contratação.

06. Custos, política tarifária e sistemas de arrecadação

Embora tenha ligação estreita com a formulação dos contratos, o tema está presente durante todo o período de execução dos serviços. As políticas tarifárias ocupam uma boa parte da seção, tratando dos conceitos de tarifa em suas diversas modalidades, as gratuidades e descontos, a participação das tarifas nas reduções de demandas dos sistemas de transporte público. Também foi tratada a gestão da arrecadação, financeira e repartição de receitas.

07. Qualidade dos serviços de ônibus – os diversos pontos de vista

Analisa a qualidade dos serviços de dois pontos de vista: o do viajante, voltado para as percepções desse público e seus conceitos de qualidade; e o de gestores e operadores, focado principalmente na eficiência decorrente do bom desempenho operacional. O ponto de vista político terá que equilibrar sua viabilidade popular garantida pela opinião pública com os meios necessários fornecidos pela eficiência do desempenho econômico. São conceituados os principais Indicadores de Desempenho com seu método de cálculo.

08. Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS

Nesta seção é feito um apanhado dos principais ferramentais desenvolvidos para cada etapa dos serviços. Para cada um deles, procura apresentar as principais funcionalidades e demonstrar as vantagens e ganhos operacionais e econômicos decorrentes de sua implantação. Também trata dos requisitos que gestores e operadora devem atender para maximizar os efeitos proporcionados pelo ITS.

09. Gestão operacional para qualidade

Apresenta um panorama desejado para a Gestão dos sistemas de ônibus, apresentando-a do ponto de vista da Engenharia de Produção com seus principais conceitos e práticas. Propõe modelos alternativos de Organização da Operação, com os atributos dos principais agentes. Por último, orienta a elaboração de Manuais de Organização e de Procedimentos Operacionais.

LEMBRETE:

A versão impressa passará a ser entregue nos eventos futuros da ANTP, mas já está disponível na sede da entidade. A versão digital poderá ser obtida por download gratuito nesta notícia e também na Biblioteca no site da ANTP.

A ANTP realizou o Guia com apoio da Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus e das empresas Metra, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo



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