Notícias

Pesquisar
Assunto
Data de
Data até
Autor
Veículo

15/06/2021 00:00

Diário do Transporte| Diário do Transporte

Empresas de ônibus rodoviários farão investimentos de R$ 3 bilhões nos próximos dois anos para atrair passageiros

ADAMO BAZANI

As empresas de ônibus regulares de linhas interestaduais devem investir nos próximos dois anos em torno de R$ 3 bilhões.

A maior parte destes recursos será empregada em renovação da frota e ampliação da oferta de serviços agregados aos passageiros.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 14 de junho de 2021, pela Abrati (Associação Brasileira de Transportes Terrestres Interestaduais) que reúne as companhias do setor ao Diário do Transporte.

Já para o final de 2021, as companhias apostam em fatores que devem favorecer a procura maior por viagens terrestres como a existência de uma demanda reprimida por causa da pandemia, os altos custos das passagens aéreas e destinos de viagens nacionais com atrações ao ar livre.

Nos três anos anteriores à pandemia de covid-19, reconhecida no Brasil em março de 2020, as empresas de ônibus rodoviários investiram em torno de R$ 5 bilhões.

IMPOSTOS:

A associação entende que, com os investimentos, poderá ser ampliada a arrecadação de impostos federais, estaduais e repasses municipais.

De acordo com a Abrati, as empresas de ônibus interestaduais recolhem em torno de 35% do faturamento em impostos, o que dá aproximadamente R$ 2,4 bilhões por ano.

“As empresas de ônibus interestaduais regulares recolhem ICMS e assim a distribuição da renda e impostos para estados e municípios é pulverizada colaborando com beneficiários que em geral ficam de fora da cadeia do dinheiro do turismo circulante, costumeiramente concentrado apenas nos eixos de maior movimento e capitais.” – diz nota da entidade.

ALÉM DO ÔNIBUS:

Outra fórmula encontrada pelas empresas de ônibus para atrair passageiros é ir além do ônibus e firmar parcerias para integração com outros meios de transporte, como os aviões por meio de transferências em aeroportos e serviços, em pacotes com redes de hotelaria e restaurantes.

“As empresas já estão oferecendo muito mais que mobilidade, são soluções em viagens, pacotes integrados com hospedagem e experiências locais, interligação de modais e transformando os agentes de turismo em promotores de vendas, on-line e presencial”, afirmou na nota a porta-voz da Abrati, Leticia Pineschi.

“É o caso da Águia Branca Viagens, cujo projeto-piloto já está em execução com seis lojas de sua rede, em um modelo similar ao de um franqueado. Muitas empresas também contam com agências de vendas e embarque em aeroportos, para facilitar a integração dos modais, como a Real Expresso no aeroporto de Brasília; da Cometa, em Guarulhos e da Auto Viação 1001 no Rio de Janeiro, além de outros como em Porto Alegre cuja integração do Terminal Rodoviário e aeroporto são completas” – prossegue o comunicado.

FROTA:

Se os ônibus não têm a mesma agilidade do avião, é no conforto que as empresas apelam para conquistar os passageiros.

Neste aspecto, os chamados DDs (Double Deckers), ônibus de dois andares, têm sido os preferidos nos investimentos.

Este tipo de modelo permite oferecer duas ou mais categorias de serviço num mesmo veículo e tem mais condições de apresentar configurações como “cabine cama”, que vai além do leito mais conhecido.

A Abrati cita renovações realizadas recentemente.

“Os investimentos vão além da renovação anual de frotas, que já tradicionalmente movimenta cifras milionárias na indústria automotiva e montadoras de carrocerias, que nem mesmo em meio à crise de 2020-2021 cessaram. Pode-se citar como exemplos a aquisição dos Double Deckers com 15 metros para Gontijo, uma gigante do setor, mas também os veículos de duas classes de serviços adquiridos para a operação no Norte e Nordeste pela Boa Esperança e a também milionária renovação regular anual de ônibus do grupo JCA, um dos operadores do eixo RJ-SP.”

FIDELIDADE:

Aprendendo das companhias aéreas e diante da maior concorrência no mercado, as empresas de ônibus também passaram a investir não só na captação, mas na manutenção dos passageiros.

Programas de fidelidade e benefícios têm sido cada vez mais presentes nas estradas como já são nos ares.

Os programas de recompensas também têm sido ampliados. O programa GIRO, o Viva Fidelidade, o Muviflex (da Planalto e Unesul) entre outros contribuem para a agregar vantagens e promover viagens grátis aos viajantes fiéis. A GBS – Viação Garcia – Brasil Sul, também colocou em fase experimental um “despacho de bagagens fácil”, antecipado, para agilizar os embarques e liberar o viajante para usufruir dos serviços de alimentação e comércio dos terminais rodoviários, que por sua vez têm se tornado pequenos shoppings centers, sem carregar malas. Outra novidade interessante para completar a experiência do viajante é o Podtravel, um podcast do Grupo Guanabara, presente nas principais plataformas e agregadores de podcasts que irá oferecer dicas úteis, indicações de passeios e “points” nas mais de 1.500 cidades atendidas pelo grupo com as suas 6 marcas rodoviárias. – exemplifica.

Outra estratégia das empresas é apostar em ações que melhorem a imagem do setor e aproximem as viações da comunidade.

Como exemplo, a associação citou a Ouro e Prata, que integrou-se a uma plataforma de marketing de afiliados na intenção de ampliar a oferta de seus serviços, mas também comissionar interessados em obter uma renda extra e assessoria de comunicação para o agente de vendas, oferecendo assim oportunidades financeiras para famílias das localidades por ela atendidas.

“Tendo sempre em mente que transporte público é um direito social, todas os investimentos sempre terão como propósito também trazer prosperidade para a comunidade atendida. Além de aumentar a oferta do serviço em si, oferecemos condições aos cidadãos de tornarem-se viajantes, é uma questão de valores que norteiam nossa operação ao longo de anos“. – disse Letícia Pineschi

NÚMEROS:

Segundo a Abrati, o serviço regular interestadual de transporte de passageiros prestado transportou mais de 200 milhões de passageiros nos últimos cinco anos, oferecendo mais de um milhão gratuidades só em 2020.

Foram atendidos 97.839 pares de origem x destinos, utilizam serviços e estabelecem 10.730 pontos de parada, apoio, lanche, refeição, troca de veículos e terminais de embarques rodoviários no país.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Comente

Nome
E-mail
Comentário
  * Escreva até 1.000 caracteres.
 
 



Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário