Voltar para Portal ANTP

Bienal de Marketing

Apresentação


A Bienal ANTP de Marketing é uma iniciativa da ANTP, organizada pela sua Comissão Técnica de Marketing, com o objetivo de promover o reconhecimento  das experiências de uso do marketing que contribuem para ampliar a ressonância das propostas que defendem a mobilidade urbana apoiada no uso intensivo do transporte público e a gestão de um trânsito seguro. 

Em agosto de 2001,  a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou o Guia de Marketing para o Transporte Coletivo, coordenado pelo consultor Maurício Cadaval.

Nesse mesmo ano, alguns associados da ANTP se reuniram para organizar o I Seminário Nacional sobre Markerting, realizado em São Paulo, realizando em 18 e 19 de outubro.

Meses depois, foi organizado o I Seminário Internacional de Marketing, em 18 e 19 de fevereiro de 2002, por ocasião da realização no Brasil da reunião da Comissão de Marketing  e Produto da União Internacional de Transportes Públicos (UITP).  

Em 6 de abril de 2002, foi instalada a Comissão de Marketing da ANTP, com o  objetivo de "estabelecer um fórum permanente, em nível nacional, para desenvolver estudos e propostas sobre o marketing e sua utilização para melhorar o desempenho e atratividade do setor do transporte público e do trânsito urbano”.

Para tal, a Comissão criou a Bienal ANTP de Marketing,  destinada a todos os segmentos envolvidos na mobilidade urbana – gestores públicos, operadores rodoviários e metroferroviários, operadores de terminais, indústria, academia  e consultores.   

Em 2013, durante a realização do 19º Congresso da ANTP foi lançado o Caderno Técnico de Marketing e Comunicação, que reúne parte da sua contribuição e enumera alguns desafios futuros para o setor.

Conheça o Caderno Técnico de Marketing

Com a realização da sua 6ª edição neste ano, a Bienal ANTP de Marketing completa um ciclo de 12 anos, no qual reuniu mais de 250 cases,  constituindo-se num acervo precioso para consulta de todos os interessados.

Consulte  a Biblioteca no site da ANTP. 

A Bienal ANTP de Marketing conta com o apoio da FETRANSPOR –Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro, desde a sua segunda edição realizada em 2006.