Comissões Técnicas

Comissão Técnica Metro-Ferroviária

Presidente: Joubert Fortes Flores Filho

Secretário Executivo: Wilson Nagy Lopretto

Objetivo:

A Comissão Metro-Ferroviária da ANTP reúne os diretores de operação das empresas operadoras de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos existentes nas cidades brasileiras e tem por objetivo a discussão de temas de interesse comum e de estratégias visando o fortalecimento institucional desses sistemas.
 
As reuniões periódicas promovem uma efetiva interação entre as diversas operadoras, possibilitando intercâmbio de experiências e informações, que contribuem para aumentar a visibilidade do setor metro-ferroviário no contexto do transporte público nacional.
 
As agendas das reuniões da Comissão incluem sistematicamente um encontro com autoridades de transporte urbano da cidade onde se realiza a reunião. Além destes, são convidados representantes de outras entidades, tais como BNDES, SIMEFRE, ABIFER e universidades, para exposições específicas sobre seus setores e a interação com os sistemas metro-ferroviários.
 
A produção técnica da Comissão se dá através da atuação de Grupos de Trabalho. Atualmente encontram-se em atividade os Grupos de Trabalho"Indicadores Metro-Ferroviários","Energia","Acessibidade", "Manutenção", "Gestão de Riscos" e "Integração". A participação nestes grupos possibilita a efetivação de intercâmbio tecnológico entre técnicos das operadoras, avançando na produção de conhecimento sobre o setor.
 
A Comissão é responsável pela organização dos Seminários Metro-Ferroviários, realizados a cada dois anos, evento que reúne todo o setor de transporte urbano sobre trilhos no Brasil.
 

E-mail de contato:
atendimento@antp.org.br

Grupos de Trabalho:

 

Trabalhos realizados:
Os trabalhos, estudos e súmulas de reunião podem ser consultados em Biblioteca.